terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Atenção Aos Documentos



A primeira coisa quando se marca um casamento é pensar na parte burocrática, ou seja, de toda a documentação. A dica é organizar os documentos com uma maior antecedência para que nada saia errado. Alguns documentos são complicados como a certidão de batismo atualizada, pois muitos noivos não moram no Estado que foi batizado, por isso é melhor se prevenir contra os imprevistos.
Tanto o casamento civil quanto o religioso precisará de documentação. Primeiro marca-se o casamento civil, lembrando que este pode ser realizado juntamente com o religioso, mas nunca dias depois.
Afim de ajudar os noivos, a Una Vita vai dar uma ajudinha.

No casamento civil o casal vai precisar de:
- RG original
- Certidão de nascimento atualizada
- Duas testemunhas com RG original

Os noivos também precisam de testemunhas em duas ocasiões: na hora de dar entrada no processo de habilitação e no dia do casamento.
Ao dar entrada, duas pessoas conhecidas portando RG original devem comparecer ao cartório para atestar que vocês não têm impedimentos para se casar. A segunda é no dia do casamento civil: as testemunhas também são padrinhos e podem ou não serem as mesmas da entrada na habilitação. Cabem aos noivos decidirem.

Documentação do religioso
As paróquias pedem a documentação com antecedência. Geralmente, é preciso providenciar um mês antes da data marcada os seguintes documentos:
- Licença (transferência) de paróquia, necessária quando você não vai se casar na igreja do seu bairro
- Cópias autenticadas do RG e CPF do casal
- Cópia de comprovante de residência
- Certificado do curso de noivos
- Batistério atualizado
- Carta do padre e cópia da identificação presbiterial (caso não seja o padre da própria paróquia)
- Data do casamento civil, nome e número do cartório
- Declaração do cartório (apenas se o casamento civil for realizado na festa, após a igreja)
- Ficha de duas testemunhas que constam na ata da celebração e certidão de casamento (não pode ser pai, mãe nem menores de 18 anos). A ficha deve conter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário