sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como endereçar o convite – parte 2

Além das regrinhas básicas, muitas outras dúvidas sempre surgem. Abaixo são algumas das que recebi recentemente.


FORMAL X INFORMAL

Outra coisa importante a decidir é se sua festa será formal ou informal. O convite é a primeira impressão que os convidados terão da sua festa. Se sua intenção é uma festa formal, o correto é sempre escrever o nome completo dos convidados. Se sua festa será informal, tudo bem escrever apenas o primeiro nome e até apelidos.



1) Quero convidar uma amiga que tem uma filha, como faço?




2) Quero convidar uma amiga que é viúva e tem filhos:




Para um casal separado em que os filhos morem com a mãe também vale como está escrito acima. Se você quer convidar o pai também, e ele mora em outra casa, precisa enviar outro convite só no nome dele: Sr. Fulano de Tal.

3) Quero convidar duas irmãs que moram na mesma casa:



4) Como convidar um casal de gays?

Se eles moram em casas diferentes, o correto é um convite individual para cada um, com o nome completo.



Se eles moram juntos, pode ser feito um convite com o nome dos dois (nomes completos se o casamento for formal, apenas primeiro nome se for informal)

5) Como convidar um casal de namorados?

Aqui é um pouco complicado… se não moram juntos, o correto seria entregar um convite para cada um. Isso evita também que você tenha que mandar um convite novo correndo para caligrafia porque o namoro acabou bem na semana em que você iria entregar os convites.

Mas sei que na prática quase ninguém faz isso. Para amigos jovens não é necessário o Sr. e Sra., apenas decida se será formal ou informal, de acordo com sua festa.

Para casais não casados, o nome da mulher pode vir na frente.




6) Não sei o nome do namorado da minha amiga ou da esposa do meu amigo:

Pergunte! ;-)

Escrever Fulana de Tal e Esposo, segundo o Fabio Arruda é horrível! Tem gente que acha carinhoso, mas não é. Para mim fica bem evidente que não quis se informar sobre o nome e sobrenome do marido/ mulher.

7) Quando a amiga é a mulher, posso colocar o nome dela na frente?

Se for um casal não casado, como no exemplo acima, pode.

Se for um casal casado, o correto é o nome do homem primeiro, seguindo a regrinha do Sr. e Sra. Fulano de Tal se tiverem mesmo sobrenome ou os dois nomes completos se tiverem sobrenomes diferentes.

8) Como convidar um casal que será padrinho e tem filho?





9) Como convidar os amigos do escritório?

Não coloque um convite no mural, afinal não fica explícito se você está convidando ou não, e ainda corre o risco de chegar uma caravana de todo o pessoal do escritório acompanhados da família no seu casamento. Também não é correto fazer um convite só para o departamento inteiro. Faça convites individuais para cada pessoa que você deseje realmente convidar (se forem casados o convite deve incluir o nome do marido ou mulher; não é obrigatório convidar os filhos se você não quiser).

Nenhum comentário:

Postar um comentário