domingo, 19 de fevereiro de 2012

Como Fazer o Santo Antonio Etapa 3

Você vai precisar de:
- lã marrom para o cabelo;
- círculo de 10cm de diâmetro, no tecido de sua escolha, para a manta do menino;
- retalhos de feltro para fazer o lírio: branco, verde e amarelo;
- cadarço branco ou algodão cru para fazer o cinto do santo;
- tinta para tecido, tinta PVA ou caneta para tecido: preta e vermelha;
- tinta para tecido ou tinta PVA branca;
- fita de cetim branca;
- cola para tecido;
- fita de organza na largura de sua preferência para fazer o babado que dá acabamento ao boneco.

1), 2) e 3) Com um lápis marque um círculo na cabeça do boneco. Essa será a parte calva e também a linha de referência para costurar o cabelo.
4), 5) e 6): Fazendo o cabelo: usando a linha marrom dê duas laçadas e amarre-as ao meio. Costure esse meio na cabeça do boneco. Para cada santo são 12 laçadas.


Costurando as laçadas uma a uma, o resultado será esse:


Corte os laços, deixando o cabelo assim:


Você também pode fazer o cabelo do santinho de outra forma: Dar laçadas na cabeça do boneco, costurando com linha marrom. Mas aí o acabamento do cabelo não será espetadinho, veja:


Marque os olhos, sorancelhas, nariz e boca com lápis e depois pinte com tinta para tecido.
O rosado das bochechas pode ser feito com batom, blush ou a pr´pria tinta para tecido vermelha bastante diluida em água.
Coloque um pingo de tinta branca para realçar os olhos.



Fazendo o menino: corte 2 moldes do corpinho (molde na postagem anterior). Costure deixando uma parte aberta. Vire para o lado direito, preencha com manta acrílica e feche a abertura.
Faça 2 pequenos laços e costure no alto da cabeça do menino. Corte-os para dar acabamento. Com tinta ou caneta faça os olhos e a boca.


Corte um círculo de 10cm de diâmetro no tecido escolhido e dobre-o ao meio pelo avesso do tecido. Costure a volta deixando uma abertura para virar para o lado direito.


Após virar, costure a abertura com ponto invisível. Envolva o menino na manta como mostrado. Dobre as abas e costure.


Amarre o cadarço ou cordão cru na cintura do santo, dê 2 nós.
Costure o menino nos braços do santo. Faça um bouquet com os retalhos (é super fácil, basta picotar o feltro branco, colocar um pedacinho de feltro amarelo no centro e dar acabamento com o feltro verde, não tem segredo mesmo, juro!). Costure as flores nas mãos do santo.


Para o acabamento final reforce a costura dos pés


Agora vamos fazer o bouquet!
Encape um palito de churrasco com fita de cetim, dando acabamento com costura. Alinhave 50cm da fita para o babado e costure a 6cm da ponta do palito de churrasco.



Veja o santinho pronto!



Terminamos!!! Agora o segredo é dedicação e ajuda para fazer 10, 12, 24... quantos santinhos você quiser no bouquet. Guarde-o atado por uma fita e desamarre na hora de jogar!
Dá trabalho para fazer mas garanto que as convidadas se sentirão super prestigiadas ao receberem um mimo feito a mão e tão cheio de detalhes!

Beijo grandão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário