quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Diferenças Entre Espumantes


As pessoas criaram o hábito de definir sempre como champagne qualquer espumante, porém, há diferenças de acordo com a região onde são produzidos.

Para que vocês conheçam essas diferenças preparei este post.

Champagne
Só os espumantes produzidos na região de Champagne no nordeste francês podem levar esse nome. Normalmente são Brut ou Demi Sec.

Espumante
São todos os espumantes produzidos fora da região de Champagne, cuja fermentação alcoólica da uva produz o gás naturalmente.

Prosecco
Assim é chamado apenas o espumante leve, delicado e branco feito na região de Vêneto, na Itália.

Cava
Nome oficial dos espumantes espanhóis

Frisante
Não tem nada a ver com região, mas com quantidade de gás carbônico. O vinho frisante é menos gaseificado que o espumante. Pois o gás é adicionado no vinho branco artificialmente.

Tipos de Espumantes
Agora que você já conhece os espumantes conforme a região, é hora de conhecer a classificação conforme quantidade de açúcar presente na bebida. Essa classificação vale para todo tipo de espumantes.

BRUT: sem adição açúcar, sabor seco.

DEMI–SEC: pouca adição de açúcar, sabor meio doce

MOSCATEL: tem a sua primeira fermentação interrompida, mantendo os açúcares naturais da uva ou podendo ter adição de açúcar natural, resultando um produto bem adocicado.

Quantidades
Outra grande dúvida é quanto de espumante comprar ou consignar para a sua festa.

Vamos ao cálculo:

Calcule 1 garrafa de espumante para cada 2 pessoas em uma festa “bolo-com-champanhe”, onde o espumante será servido do começo ao fim da festa.

Calcule 1 garrafa de espumante para cada 6 a 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde.

Calcule 1 garrafa de espumante para cada 3 pessoas no inverno e para cada 2 pessoas no verão quando a bebida for servida durante toda a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário